O motivo de eu abandonar livros

tumblr_n3bvxdbg7b1sl0m4zo1_500

Eu não costumo abandonar livro sem terminar. Por mais que eu não me empolgue, me sinta incomodado ou me arraste para terminar, eu sempre vou até o final.

Tenho dois motivos para sempre ler um livro até o final.

Primeiro, acho que todo livro merece respeito. Às vezes não somos o público certo daquele livro ou simplesmente não gostamos daquele estilo e ficamos criticando sem propósito. Mas gosto sempre de lembrar que uma pessoa acreditou naquela estória e dedicou grande parte do seu tempo à ela. Por isso, todo autor tem o meu respeito.

Segundo, eu aproveito para aprender. Eu aprendo com qualquer livro que leio e leio os mais variados gêneros, porque acredito que existem coisas interessantes em qualquer gênero, sem falar que, para mim, o que vale é uma boa história bem contada.

Bom, mas isso era antes.

Ultimamente, eu tenho deixado livros de lado antes de terminar. Na verdade, eu tenho uma lista enorme de coisas que eu ainda quero ler, então, na minha cabeça, não estou abandonando, estou colocando aquele livro para o final da lista.

Mas acho que eu consegui detectar um padrão entre os livros que estão indo para o final da lista: o que me incomoda são livros onde as coisas simplesmente não acontecem.

Eu não tenho problemas com livros mais lentos. O problema é a falta de coisas interessantes acontecendo. Algum conflito que me deixe curioso em ler a página seguinte ou um personagem interessante que eu queira conhecer melhor. Às vezes o problema é o autor ficar em cima de um mesmo ponto por muitas páginas. Aqueles momentos em que você pensa: “ok, já entendi que a pessoa está angustiada, agora vamos seguir em frente.”

Para mim é o mesmo motivo que me faz abandonar ou seguir uma série de TV.

Precisamos sempre de algo que nos faça ver o próximo episódio ou virar a próxima página. Cada vez mais é isso que eu busco em uma estória.

E você? O que te faz continuar lendo um livro ou vendo uma série?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s